Leia também...

Comunicado às Paróquias de Leiria e Cruz da Areia

Atualizado a 13 de março de 2020 Como cristãos, neste momento que vivemos, sentimos uma responsabilidade cívica acrescida de velar, não só por cada um de nós, mas, sobretudo, pelos mais frágeis e vulneráveis e

Ler mais

Duas paróquias, a mesma Missão!

Nos passados dias 15 e 16 de fevereiro, as paróquias de Leiria e Cruz da Areia rumaram a Torres Novas e, na casa das irmãs de S. José de Cluny, encontraram-se no seu Retiro Espiritual Anual com o tema “Ide!.. Eu estarei sempre convosco”.

Ler mais

Retiro Popular do GJCA

Chegámos mais uma vez à época da Quaresma, e o que é que isso significa para nós, Cristãos? Bom, uma vez que a Quaresma é a preparação para a Páscoa, e a Páscoa é o acontecimento/celebração mais importante para um Cristão, por definir a nossa fé em Cristo ressuscitado, então este é o momento em que nos devemos preparar interiormente, qual estudante se prepara para apresentar um trabalho na escola (e de estudar percebemos nós).

Mas e o que é isso de preparação? Tenho de estudar a Bíblia como quem estuda um manual de biologia e geologia? A meu ver: sim e não. Não diria que a preparação passa somente por estudar a Bíblia, pois isso é algo que devemos fazer regularmente, quer pelo estudo direto, quer pela catequese, ou mesmo pelas partilhas dos sacerdotes nas homílias. Mas talvez devêssemos aproveitar para fazer um estudo mais pormenorizado, e tentar meditar um pouco mais profundamente nas mensagens que nos são transmitidas.

Para que toda a comunidade possa melhor usufruir deste tempo e fazer este exercício, este ano fomos novamente convidados a formar pequenos grupos de oração e a participar no chamado “retiro popular”, onde podemos meditar sobre a mensagem bíblica através de algumas reflexões que nos guiam na sua interpretação. Nós, grupo de jovens, também aderimos a esta proposta, e convidamos toda a comunidade a fazer o mesmo, para que todos possamos viver melhor este tempo, e crescer na fé que nos une.